Igreja brasileira que ajuda “homeless” faz evento de arrecadação em Pompano Beach

Por Marisa Arruda Barbosa

igreja 2

Há quatro anos, quando abriu a igreja pentecostal Journey to Heaven, a pastora paraense Santana Mackin queria atrair todos os brasileiros da região. No entanto, ao observar a área em que fica a igreja, em Pompano Beach, ela percebeu que havia uma grande quantidade de mendigos vivendo em um terreno baldio atrás da propriedade.

“Perguntei-me como que, com tantas igrejas por aqui, nenhuma cuida desses mendigos?”, disse. “Foi assim que comecei a dar preferência para quem vivia nas ruas”.

Santana começou a ir ao terreno baldio e convidar mendigos para tomar um banho na igreja, comer e, assim, passou a oferecer um apoio espiritual a eles. “Somos a igreja dos mendigos”, define. “Nossa igreja é um lugar onde eles não se sentem rejeitados como na maioria dos lugares”. Há mais ou menos um ano, a igreja conta quase exclusivamente com membros mendigos ou pessoas que saíram das ruas, enquanto outros membros foram se desligando da igreja. De acordo com Santana, 80% dos membros que já passaram por lá conseguiram mudar de vida. Depois que conseguem se reerguer, a pastora conta que eles voltam para ajudar.

“Um de nossos membros, James, quando veio aqui pela primeira vez, tinha problema com alcoolismo e quatro DUI’s por ser pego dirigindo embriagado. Hoje, ele é dono de sua própria companhia e vem todos os finais de semana para oferecer comida aos mendigos. Outra é Isabel, que depois de finalmente se estruturar, colabora com a alimentação”, relata Santana.

Além da alimentação, a igreja promove eventos, como a parceria com o Jana’s Salão, que fica no mesmo mall, que deu um dia de beleza ao grupo, com cortes de cabelo. “O sorriso que eles ficam no rosto não tem preço”, disse a pastora.

Santana acabou de aplicar para o governo para tornar a igreja uma entidade sem fins lucrativos e, assim, conseguir algum auxílio.

“Meus filhos e meu marido doam 10% do salário todo o mês para sustentar a igreja. Mas o aluguel custa $3 mil dólares e temos muitos gastos e nenhuma contribuição de membros entrando todo mês”, relata. “Temos muitos gastos. Por exemplo, se um mendigo está se reerguendo, procurando emprego, precisa de dinheiro para o ônibus e outras coisas. Nós damos sempre, mas não temos nada entrando”.

Santana e sua família abriram a igreja há quatro anos, com $280 mil dólares do marido. “Alugamos o local, reformamos e consegui esticar essa verba até hoje. Mas, agora, o dinheiro está acabando e resolvemos fazer eventos de arrecadação para poder continuar ajudando o máximo possível de pessoas”, explica. “É dessas pessoas que quero cuidar. Jesus ama a todos e é dessa mensagem que eles precisam”. No futuro, seu sonho é comprar uma propriedade que sirva como abrigo. “É muito triste, mas não temos como acolhê-los. Nós os buscamos com nossa van para que venham ao culto no domingo e comam, mas depois temos que levá-los de volta. Aos sábados, vamos até eles com comida e aos domingos os buscamos para que venham ao culto e possam comer também”.

Serviço

O que: Lavagem de carros no estacionamento da igreja, arrecadação de roupas de frio e venda de hambúrguer e hot dog. Quando: domingo, 14 de fevereiro, a partir das 9:30am. Onde: 3957 N. Federal Hwy, Pompano Beach, FL – 33064 (mall do Brasil Original). Informações: (772) 324-0852.