Illinois aprova versão do Dream Act

Por Gazeta Admininstrator

A Assembleia Legislativa de Illinois aprovou no dia 30 um projeto de lei que é uma versão estadual do Dream Act, que permitirá que estudantes imigrantes indocumentados financiem seus estudos universitários com fundos privados, sem custar nada ao contribuinte. A SB2185 recebeu 61 votos a favor e 53 contra na Câmara de Representantes em uma jornada considerada histórica pelos defensores dos direitos dos imigrantes.

“Esta votação é uma vitória para Illinois e um passo importante para o reconhecimento das contribuições dos imigrantes”, disse Lawrence Benito, subdiretor do ICIRR.

O programa estabelecerá um fundo privado, administrado por uma comissão do estado voluntária, para disponibilizar bolsas de estudos para imigrantes indocumentados com idade entre 18 e 29 anos, que terminem o high school no estado de Illinois.

No entanto, a versão do Dream Act de Illinois não oferece caminho à legalização dos estudantes, uma vez que tal decisão cabe ao governo federal, de acordo com Lawrence Benito, diretora da Illinois Coalition for Immigrant and Refugee Rights (ICIRR). “Mas a lei disponibilizará fundos para qualquer um, independente de seu status imigratório, uma oportunidade antes não disponível para imigrantes indocumentados, motivo pelo qual muitos desistem de terminar o high school”, disse Benito. “Pelo menos esta é uma opção”.

Benito explica que outros estados já passaram diferentes versões do Dream Act, como Maryland, que aprovou em abril que estudantes imigrantes paguem o mesmo valor que residentes em universidades. “Illinois já tinha esta medida aprovada (a in-state tuition) e agora deu este novo passo para facilitar economicamente a entrada de estudantes em universidades”, disse.

A ICIRR impulsionou o projeto de lei como resposta estadual à estagnação do Dream Act apresentada em nível federal pelo senador Richard Durbin (D-IL). Benito destacou que a lei não terá nenhum custo para os contribuintes de Illinois, mas cria um fundo de bolsas de estudos privado para estudantes que não têm acesso aos empréstimos estatais ou outro tipo de ajuda financeira pública.

O Dream Act de Illinois também facilitará que os conselheiros de escolas secundárias e encarregados de admissão em universidades e colégios sejam informados sobre oportunidades disponíveis para jovens imigrantes indocumentados, e saibam como trabalhar com esta população.

A lei foi apoiada por reitores de 15 universidades, colégios comunitários de Illinois e dezenas de organizações comunitárias. O governador de Illinois, Pat Quinn, disse que o Dream Act “fortalece nosso compromisso com a educação de todos”, e anunciou que a assinará nos próximos dias. O prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, disse em comunicado que a lei permitirá que milhares de estudantes imigrantes indocumentados desta cidade “recebam uma boa educação e a oportunidade de conseguir o sonho americano”.

A ICIRR afirmou que a aprovação desta lei mostra “o poder político crescente das comunidades imigrantes”, e acrescentou que nos últimos 20 anos a comunidade latina aumentou 124 % e a asiática duplicou. Em Illinois há 640 mil cidadãos filhos de imigrantes menores de 18 anos, e 70 mil que alcançarão a idade de votar em 2012. “Esta lei é muito importante para os latinos, os imigrantes e seus seguidores, que vão lembrar desse apoio nas eleições do 2012”, acrescentou.