Imigração continua negando green card a casais gays

Por Gazeta Admininstrator

Apesar de um rumor vindo de uma declaração da administração Obama de que casais gays poderiam entrar com pedidos de green card enquanto cortes avaliavam a constitucionalidade da lei federal Defense of Marriage Act, a trégua já acabou. As autoridades de imigração estão mais uma vez negando pedidos de green card para casais do mesmo sexo.

Chris Brantley, um porta-voz do U.S. Citizenship and Services Agency, disse no dia 30, que a revisão pelos advogados do Departamento de Segurança Interna concluiu que uma lei que proíbe o governo de reconhecer os casamentos do mesmo sexo deve ser seguida, apesar da decisão da administração Obama parar de defender a constitucionalidade da lei nos tribunais.

A lei Defense of Marriage Act, define o casamento como sendo entre um homem e uma mulher. No início da semana, o USCIS anunciou que as aplicações de estrangeiros casados com um cidadão dos EUA do mesmo sexo seriam realizadas em “suspenso”, enquanto a análise jurídica prosseguia.

Em fevereiro, o procurador-geral Eric Holder anunciou que o governo deixaria de defender a lei, que ativistas dos direitos gays disseram que é discriminatória. Bob Deasy, da American Immigration Lawyers Association, disse que a última decisão é uma “decepção”.

“A administração tem autoridade para colocar esses casos em espera”, enquanto o destino da lei do casamento for decidido em tribunal, disse ele.

O anúncio de Holder parece ter tido impacto em pelo menos um caso de imigração.

No início deste mês um juiz de imigração de New York decidiu adiar uma ordem de deportação contra uma lésbica argentina casada com uma cidadã americana.

Depois do adiamento da decisão do caso para dezembro, o advogado de Mônica Alcota, Noemi Masliah, elogiou a decisão do juiz.

“Esse juiz fez a coisa certa, que é encerrar este caso e ver o que acontece mais para frente”, disse Masliah. “Dado que a lei ainda está no ar e é difícil impor neste momento de uma decisão negativa.”

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI