Imigração de cubanos para os EUA bate recorde em 2016

Por Gazeta News

De acordo com a Guarda Costeira americana, só no mês de outubro, foram registrados 106 cubanos na costa da Flórida. Em comparação com os 12 meses anteriores, a agência contou 7.411 imigrantes, mais de 65% das 4.473 pessoas encontradas em relação ao ano anterior.

A Guarda Costeira americana ainda está à procura de um imigrante cubano que estava em um grupo de 12 pessoas que saiu de Cuba no dia 13 e desembarcou na manhã de terça, 18, em Big Pine Key.

Antes disso, no dia 17, um veleiro com 13 pessoas a bordo desembarcou em Key Colony Beach. Todos os imigrantes encontrados foram encaminhados para processamento pelo US Customs and Border Protection.

No final do mês anterior, 20 imigrantes cubanos morreram ou desapareceram após uma desastrosa tentativa de chegar aos Estados Unidos pela costa da Flórida. Três homens sobreviveram depois que o barco improvisado afundou. Cinco corpos foram recuperados ao largo das Florida Keys. O corpo de um deles foi encontrado pela Guarda Costeira no dia 28 de setembro em Big Munson Island, na costa de Florida Keys, e identificado como sendo de Patricia De La Pena Perez, 24 anos, de Bejucal, Cuba. O restante dos corpos desapareceram e foram dados como mortos.

Fonte: Local 10.