Imigração decide não manter prisão de manifestantes durante Convenção Democrata

Por Gazeta News

protesto imigrantes dnc

Funcionários da imigração decidiram não manter os 10 imigrantes indocumentados, que foram presos pela polícia por bloquear o tráfego durante um protesto perto da entrada para a Convenção Nacional Democrata em Charlotte, Carolina do Norte, no dia 4. As informações são do “LA Times”.

Os imigrantes eram parte de um grupo de mais de 35 manifestantes que cruzou o país para pressionar os políticos para criar um caminho para a cidadania para os 11 milhões de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos.

Os manifestantes chegaram em Charlotte, o destino final do tour, a bordo de um ônibus, o “UndocuBus” verde pintado com as palavras “Sem documentos Sem Medo Jornada da Justiça”. O protesto tinha sido cuidadosamente orquestrada para chamar a atenção dos democratas presentes à convenção.

Enquanto delegados da Convenção passavam, na noite do dia 4, os manifestantes sentaram-se em um cruzamento perto da Time Warner Arena, em Charlotte, onde a convenção estava sendo realizada. Alguns dos imigrantes detidos carregavam banners com as palavras “indocumentados”, de acordo com um vídeo postado no YouTube.

Os manifestantes foram presos por policiais do condado de Mecklenburg, a acusados de impedir o tráfego.

Esse departamento é parte de um programa que treina a polícia local a denunciar imigrantes indocumentados às autoridades federais.

Kitvia Esteva, que foi trazida ilegalmente do México por sua família quando tinha 15 anos, sabia que corria o risco de ser deportada quando se uniu ao protesto, mas mesmo assim queria chamar a atenção para o número de famílias que foram separadas pelo número recorde de deportações que foram realizadas durante o governo Obama.

“Acredito que o presidente Obama precisa responder para nós”, disse Esteva, de 25 anos, durante uma entrevista. Esteva, que vive em Los Angeles, disse que quer que Obama fique do lado da justiça e pare de deportar pessoas de sua comunidade.

Esteva disse que foi entrevistada por um oficial de imigração na cadeia durante a noite, mas foi liberada com os outros nove manifestantes sob o pagamento de fiança na manhã seguinte.

Brian Hale, porta-voz do Immigration and Customs Enforcement (ICE), confirmou que o ICE “não tomou medidas contra os ativistas”.

“O ICE está focado em fiscalização da imigração inteligente e eficaz, que prioriza a remoção de estrangeiros criminosos, quem atravessou a fronteira recentemente, e violadores das leis de imigração, como aqueles que foram previamente removidos dos Estados Unidos”, disse Hale em uma declaração.

A atriz de TV Rosario Dawson, que tem sido uma defensora pública para as causas pró-imigração, estava na rua durante o protesto.

“Para todos vocês que foram presos, eu quero elogiar sua coragem para ter certeza de que suas vozes, suas histórias, sua situação são expostas”, disse Dawson, gritando em um megafone enquanto policiais colocavam manifestantes em uma van da polícia.

“Vocês não devem ter medo mesmo que esteja em situação irregular. As coisas vão mudar “, disse ela.