Imigração estuda pedir informações das redes sociais de turistas

Por Gazeta News

Justin Trudeau, primeiro ministro do Canadá.
[caption id="attachment_119724" align="alignleft" width="300"] Foto: CBP[/caption]

O governo federal propôs adicionar uma linha aos formulários preenchidos por visitantes estrangeiros na chegada ao país, pedindo que revelem seus perfis em redes sociais. A medida, ainda em análise, serviria para facilitar a busca por ligações com o terrorismo. Segundo o projeto, os viajantes não precisariam oferecer suas senhas nem seriam forçados a preencher o campo, mas o Customs and Border Protection acredita que tais informações dariam ferramenta extra para investigações.

Uma legislação parecida no Congresso faria com que o Departamento de Segurança Interna fosse obrigado a coletar dados de mídias sociais de todos os turistas estrangeiros, sem que esses pudessem negar as informações. A proposta foi motivada pelo ataque terrorista em San Bernardino, na Califórnia, em dezembro de 2015. O casal responsável pelo ataque estava trocando mensagens on-line, discutindo seu comprometimento ao jihadismo, antes do atentado.

O DHS afirmou que, apesar de não examinar consistentemente os dados de todos os viajantes, possui uma lista de dezenas de situações nas quais as redes sociais de candidatos a vistos podem ser examinadas. No momento, quatro projetos piloto para averiguação de dados online de viajantes estão andamento, entre eles de candidatos a vistos de casamento, como o da esposa do atirador de San Bernardino.

Fonte: New York Times.