Imigração ilegal de brasileiros para os EUA aumentou em 2016

Por Gazeta News

CBP Border Patrol Marine units face toward Mexico to provide cover for other agents on the U.S. side of the river conducting an investigation.
[caption id="attachment_136866" align="alignleft" width="275"] Agentes da Patrulha Marinha na fronteira dos EUA com o México. Foto: US Border Patrol.[/caption]

Mesmo antes da entrada de Donald Trump na presidência, o número de brasileiros detidos enquanto tentavam entrar ilegalmente nos Estados Unidos aumentou 142% em 2016 em comparação ao ano anterior, segundo dados do U.S. Customs and Border Protection (Patrulha da Fronteira Americana).

O órgão indicou que, em 2016, 3.252 brasileiros foram presos tentando imigrar para os EUA, um número que totaliza nove casos por dia, em média. Os dados são os mais elevados dos últimos cinco anos, e em 2015 foram detidos 1.344 brasileiros.

A fronteira mexicana ainda é o caminho mais procurado por parte dos imigrantes que tenta chegar aos EUA. Em 2016, foram 3.118 ocorrências do tipo.

A segunda opção mais popular é entrar pela costa da Flórida, onde 91 casos de brasileiros que tentaram entrar de barco a partir das Bahamas e de outras ilhas do Caribe foram registrados em 2016. No entanto, a viagem de barco chega a custar R$ 65 mil, o dobro do valor da feita por terra.

Brasileiros nos EUA

O Ministério das Relações Exteriores estima que 2,5 milhões de brasileiros vivam no exterior; destes, 1,2 milhão nos EUA. Os números incluem tanto as pessoas que vivem legalmente quanto aquelas consideradas irregulares pelo governo brasileiro.

Em setembro de 2016, o Pew Research Center divulgou dados específicos sobre a população imigrante indocumentada nos EUA no período de 2009 a 2014 e indicou que, depois da mexicana, a comunidade brasileira foi a que mais diminuiu, seja porque muitos deixaram o país por vontade própria, por deportação ou mesmo porque conseguiram se legalizar e não se enquadram mais nesta estatística.

Em 2009, segundo o centro de pesquisa, eram 140 mil brasileiros vivendo nos EUA sem autorização. Em 2014, o número caiu para 100 mil. No entanto, o país ainda compõe o Top 15 de países com maior número de indocumentados nos EUA e agora enfrenta um novo aumento de imigrantes brasileiros que tentam atravessar a fronteira.