Imigração ilegal de mexicanos deve aumentar

Por Gazeta News

size_590_imigrantes-fronteira-eua-mexico

Um ligeiro aumento no fluxo de imigrantes indocumentados mexicanos, durante o primeiro semestre de 2012, parece sinalizar um crescimento da demanda em alguns setores dos EUA que realmente se apoiam sobre os trabalhadores pouco qualificados, de acordo com um estudo feito entre as duas nações.

A população de imigrantes indocumentados atingiu níveis da pré-recessão (11,7 milhões). Esse número levou os autores do estudo a argumentar que tais leis do Arizona SB1070 - que visam expulsar os imigrantes indocumentados, tornando impossível para eles para viver e trabalhar nos EUA - tiveram pouco impacto.

De certa forma, o estudo revela um simples fato: as pessoas vão para onde há trabalho. O mais recente relatório de emprego federal mostra que dos 114 mil empregos criados em setembro, a maioria estava em saúde, transporte e armazenagem, setores que empregam as minorias, incluindo imigrantes pouco qualificados legais ou não.

Mesmo um pequeno aumento na necessidade da força de trabalho mexicano “iria levar a uma resposta positiva em fluxos migratórios, apesar dos esforços de aplicação de lei intensificados pelo governo federal, vários estados e alguns governos locais”, segundo o estudo.