Imigração ilegal gera escravidão, diz promotor

Por Gazeta Admininstrator

Imigração ilegal gera escravidão, diz promotor

Traficantes de imigrantes estão usando o fluxo cada vez maior de trabalhadores ilegais que entram nos Estados Unidos para escravizar algumas dessas pessoas, freqüentemente como prostitutas ou bóias-frias, disse um promotor do Departamento de Justiça envolvido no combate à escravidão.
As “casas de segurança” dos traficantes, lares onde os imigrantes são retidos até que possam pagar a tarifa cobrada pelos contrabandistas, não estão apenas se multiplicando nas regiões de fronteira dos EUA, mas também passaram a aprisionar os imigrantes por mais que alguns poucos dias.
O cativeiro prolongado contribui com mais de 16.000 casos estimados de tra-balho escravo nos EUA a cada ano, disse o procurador do Departamento de justiça Lou DeBaca. O número de 16.000 envolve imigrantes escravizados de todo o mundo, mas “uma porcentagem muito alta” deles são mexicanos, disse DeBaca, que está no México em busca de cooperação no combate ao problema.
Ele disse que o contrabando de imigrantes “pode amadurecer numa situação de escravidão” por conta do grande fluxo de trabalhadores que tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos.
O procurador descreveu uma batida policial a trailer usados como “casas de segurança”, onde quatro mexicanas vinham sendo forçadas a servir como prostitutas, cozinheiras e arrumadeiras há meses. Segundo ele, a situação lembrava mais um cativeiro de reféns do que um refúgio de imigrantes.