Imigração já prendeu cerca de 2 mil ilegais desde maio.

Por Gazeta Admininstrator

Além de criminosos violentos estão sendo presos imigrantes com ordem de deportação. Mais de 800 já foram deportados.

Em uma operação que teve início em 26 de maio, o departamento de Imigração já prendeu quase 2,1 mil imigrantes ilegais em todo o país. A informação oficial é de que a intenção é prender molestadores de menores, integrantes de quadrilhas e gangues e outros violentos criminosos, assim como pessoas com ordem de deportação expedida que insistem em permanecer no país.

Foi o caso do brasileiro José Ferreira da Silva, de 35 anos, que foi preso em casa, na cidade de Boston na quarta-feira(14). Ele havia sido detido em 2002 e deportado, mas resolveu entrar novamente no país. Agora ele está sujeito a pena de 20 anos de prisão.

A operação foi batizada de Operação Retorno ao Remetente. “Isso é uma mensagem”, disse o oficial de deportação Daniel Monico, responsável pela prisão de José. “Quando nós deportamos você, estamos falando sério”, disse.

Um repórter e um fotógrafo da agência de notícias Associated Press acompanhou uma batida na noite de terça-feira(13) e madrugada de quarta (14). A operação prendeu mais de 140 imigrantes com condenações por crimes sexuais contra crianças; 367 por participação em quadrilhas e gangues; e cerca de 640 pessoas que já haviam sido deportadas pelo menos uma vez, informaram os oficiais de imigração. Os números incluem mais de 720 prisões apenas na Califórnia.

Mais de 800 pessoas presas já foram deportadas. “Essa é uma operação massiva. Nós estamos vigiando as fronteiras do país daqui de dentro”, disse Marc Raimondi, porta-voz do departamento de Imigração.
Em New England, oficiais informaram terem sido presas mais de 150 pessoas, incluindo 75 que insistiram em retornar aos EUA após terem sido deportadas. Existem ao todo mais de 500 mil “estrangeiros fugitivos”, disse Jim Martin, vice-diretor do departamento de Imigração de New England.