Imigração: prisões em massa são só o começo.

Por Gazeta Admininstrator

Agentes da imigração prenderam na quinta-feira(20) sete executivos e 1.187 funcionários de uma fábrica de caixas e pallets durante uma batida para caça de trabalhadores ilegais.

As batidas foram realizadas em 26 estados onde a empresa IFCO Systems mantém escritórios e plantas, como resultado de uma investigação criminal, informaram autoridades de imigração. De acordo com a Administração de Seguro Social a empresa já havia recebido 13 cartas, entre 2004 e 2005, alertando que centenas de trabalhadores contratados pela IFCO tinham números de Social Security inválidos.

Entre os presos estão atuais e ex gerentes da IFCO Systems sob a acusação de conspiração para transportar, alojar e encorajar trabalhadores ilegais a morar nos Estados Unidos, com o objetivo de obter vantagens comerciais e ganhos financeiros privados, disse Glenn T. Suddaby, promotor federal chefe em Albany, N.Y., onde algumas das prisões foram realizadas.

As batidas ocorreram em diversas áreas de New York e Biglenville, PA, Charlotte, N.C., Cincinnati, Houston, Insdianapolis, Phoenix, Richmond, VA e Westborough, MA. “O ICE não tem tolerância com empresas que abrigam estrangeiros ilegais como força de trabalho. Os esforços empreendidos hoje em todo o país mostram como nós vamos utilizar nossas ferramentas de investigação para levar esses indivíduos à justiça, não importa o quão grande ou pequena seja a empresa”, disse a chefe do ICE, Julie Myers.

Na semana passada administradores de três restaurantes em Baltimore foram considerados culpados por acusações similares relacionadas à imigração. Também nove pessoas ligadas a duas agências de emprego temporário em New Jersey, Ohio e Pennsylvania foram acusadas de participação em um esquema de $5.3 milhões envolvendo o emprego e abrigo de imigrantes ilegais.

O secretário de Segurança Interna, Michael Chertoff disse que a operação marcou um novo compromisso de reforço das leis de imigração em ambientes de trabalho e uma nova estratégia para lidar com pessoas que contratem imigrantes indocumentados. “Nós vamos avançar além do atual nível de atividades a cada mês e a cada ano daqui para frente”, disse o secretário. Ele acrescentou que a estratégia agora será atacar cada ponto de vulnerabilidade das empresas que contratam ilegais.

A secretária assistente para Imigração e Aduana, Julie L. Myers, disse que as empresas já incorporaram aos custos os gastos com o pagamento de multas por contratação de trabalhadores ilegais, o que não será mais tolerado, segundo ela. “Uma pequena multa já não é mais suficiente. Mas a perspectiva de 10 anos na prisão fará muito mais efeito”, alertou.

As prisões ocorreram em um momento em que o Senado, que retornou às atividades esta semana após duas semanas de recesso, mostra-se dividido quanto às leis de imigração. As batidas provocaram reações entre os congressistas. O líder da minoria no Senado, Harry Reid (D-Nev.), disse que a ação, com o objetivo de provar uma posição política não vai apagar seus registros de fracasso. Os republicanos aplaudiram a iniciativa. “A reforma começa com as fronteiras, mas não pára por aí... a iniciativa mostra seu contínuo compromisso com o tema imigração”, disse o Senador John Cornyn (republicano do Texas), referindo-se ao secretário Michael Chertoff.

As prisões de quinta-feira foram um claro alerta que tais iniciativas podem tornar-se rotina na vida de imigrantes, caso não seja encontrada uma saída para o atual impasse no Congresso, e a insatisfação pública em relação ao tema imigração pode tornar-se maior. Embora a contratação de ilegais seja considerada crime desde 1986, nenhum esforço para cumprimento da lei vinha sendo feito, o que enfurece os conservadores.

Com sede na Alemanha, a IFCO Systems descreve-se como a empresa líder em serviços de pallets nos Estados Unidos, focando-se na reciclagem de milhões de plataformas de madeira utilizadas para acomodar e movimentar todo tipo de material. A empresa confirmou que vários empregados foram detidos na quinta-feira e que prometeu cooperar com as investigações. “É nossa política cumprir com todos os requisitos federais e estaduais”, informou a empresa em uma nota oficial.

Prisões na Flórida
Na Flórida, o Departamento de Imigração prendeu 183 imigrantes indocumentados, sendo 95 na região Sul do estado. Deste total, 130, segundo as autoridades, tinham ordens de deportação emitidas pela justiça. “Qualquer que seja o fuguitivo ele é um perigo para a comunidade”, disse Michael Rozos, diretor da operação Fronteira Segura.

Grupos de defesa dos direitos dos imigrantes avaliam que a iniciativa é uma forma de pressão psicológica. As autoridades de imigração asseguram que as prisões não são uma pressão política. “Essas operações sempre ocorreram, mas agora estão mais concentradas”, disse Rozos.

Existemno país, de acordo com o Departamento de Imigração,500 mil imigrantes com ordem de deportação emitida, sendo 60 mil na Flórida.