Supremo dá sinal verde para Trump usar fundos para muro na fronteira com o México

Por

O Supremo Tribunal votou por 5 votos contra 4 para.

A Suprema Corte deu sinal verde na última sexta-feira, 26, para o governo Trump usar US $ 2,5 bilhões do Departamento de Defesa para construir partes do muro ao longo da fronteira com o México.

A decisão permite que o dinheiro seja gasto agora, enquanto uma batalha judicial se desenrola sobre se o governo tem autoridade para desviar fundos que não foram apropriados para o muro. O Supremo Tribunal votou por 5 votos a 4 para permitir que os fundos sejam usados para projetos do muro na Califórnia, Arizona e Novo México.

O governo alega ser necessário para proteger a segurança nacional. Em um breve despacho, o tribunal disse que estava decidindo em favor da administração Trump porque o governo havia feito uma "demonstração suficiente" de que os opositores não tinham o direito legal de ir contra.

O presidente comemorou a decisão em um tweet. "A Suprema Corte dos Estados Unidos anula a liminar, permitindo que o Muro da Fronteira Sul prossiga", twittou o presidente. "Grande vitória para a segurança de fronteiras e o estado de direito!".

A decisão anula a decisão de um juiz federal na Califórnia. Um painel de juízes do Tribunal de Apelações do 9º Circuito se recusou a permitir o uso dos fundos no início do mês, sustentando que o uso dos fundos "viola a exigência constitucional de que o Poder Executivo não deve gastar o dinheiro sem aprovação do Congresso".