Governo analisa abrigos infantis permanentes na FL e outros estados

O objetivo é minimizar a necessidade de centros de detenção temporários sem licença, segundo o Departamento de Saúde e Serviços Humanos

Por

Crianças imigrantes no abrigo em Homestead, sul da Flórida.

A administração do presidente Donald Trump está pesquisando locais na Virgínia, na Flórida e em Los Angeles para futuras instalações para abrigar menores desacompanhados que cruzaram a fronteira entre os Estados Unidos e o México.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA enviou cartas aos legisladores da Flórida na segunda-feira, 29, dizendo que está procurando imóveis desocupados nesses locais para construir instalações licenciadas permanentes para menores de 18 anos que entraram ilegalmente nos Estados Unidos sem um dos pais ou responsável.

Segundo o Departamento, os locais permanentes irão minimizar a necessidade de centros de detenção temporária sem licença, de acordo com a carta. "A busca por um acréscimo de instalações licenciadas permanentes está sendo realizada para reduzir a necessidade potencial de abrigos temporários no futuro", descreve o órgão.

As instalações de imigrantes existentes se tornaram um ponto crítico na corrida presidencial de 2020. Nas últimas semanas, legisladores democratas e candidatos presidenciais visitaram instalações no Texas e na Flórida e lamentaram as condições em que encontraram alguns imigrantes.

A maior instalação para crianças imigrantes do país fica em Homestead, sul da Flórida, onde os defensores dos imigrantes descreveram como condições de "prisão".

"SEM CAMPOS"

"Deveríamos estar fechando campos, sem abrir novos", twittou Anna Eskamani, democrata da Flórida, uma das legisladoras que recebeu a carta.

As instalações propostas serão licenciadas pelo estado com ocupação definida para a primavera de 2020. Ao contrário de outras instalações, o departamento não dependerá das propriedades prontas para uso dos empreiteiros. Em vez disso, o Escritório de Reassentamento de Refugiados do departamento vai alugar as propriedades, reformá-las para atender aos requisitos de licenciamento estadual e contratar um provedor de serviços para operá-las de acordo com os requisitos de licenciamento estadual, disse a carta.

O Departamento também analisa abrigos permanentes em Atlanta, Houston e San Antonio (TX).