Maioria dos americanos apoia a legalização dos imigrantes nos EUA

Segundo a pesquisa, apenas cerca de 1/4 é a favor das deportações

Por

A pesquisa foi realizada antes da megaoperação do ICE no MS.

Uma pesquisa feita pelo Pew Research Center indica que a grande maioria dos norte-americanos quer que haja uma maneira legal de os imigrantes que vivem nos Estados Unidos possam permanecer no país, segundo uma nova pesquisa divulgada na segunda-feira, 12. A pesquisa foi realizada do final de julho ao início de agosto, antes da megaoperação do ICE em fábricas no Mississippi que prendeu 680 trabalhadores indocumentados.

Segundo o centro de pesquisas, 72% dos americanos querem que haja um caminho para o status legal dos imigrantes indocumentados, enquanto apenas cerca de um quarto acha que deveria haver um esforço nacional para deportar todos os imigrantes indocumentados.

54% dos republicanos e republicanos independentes concordam que deve haver uma maneira legal de os imigrantes indocumentados permanecerem nos Estados Unidos. Houve uma queda de 5 pontos percentuais desde a pesquisa de março de 2017.

Já entre os democratas e independentes de tendência democrática, quase 9 em cada 10 apoiam uma forma legal de imigrantes indocumentados se tornarem cidadãos. Esse resultado é estável desde 2017, segundo o Pew.

Os republicanos também estão mais aptos a apoiar um esforço nacional de aplicação da lei para deportar todos os imigrantes indocumentados nos EUA - 42% de todos os republicanos e independentes republicanos e quase metade (49%) dos republicanos conservadores.

Criminalidade

A maioria dos americanos entende que as pessoas que estão nos EUA ilegalmente não são mais propensas que os cidadãos a cometer crimes graves. Quase sete em dez (69%) dizem isso. Grande parte também disse para a pesquisa que os imigrantes indocumentados preenchem a maioria dos empregos que os cidadãos americanos não querem (77%) e são tão honestos e trabalhadores quanto os cidadãos americanos (73%).

Crise na fronteira

Americanos de diferentes partidos também tinham prioridades significativamente diferentes em relação à crise humanitária na fronteira dos EUA com o México. 71% dos democratas e independentes pensam que é muito importante fornecer condições seguras e sanitárias para os requerentes de asilo, e apenas 32% dos republicanos disseram o mesmo. Os democratas também priorizaram o aumento do número de juízes que lidam com casos de asilo (58% muito importante) mais do que os republicanos (45% muito importante).

Leia reportagem completa no gazetanews.com.