Polícia Federal realiza operação de combate à imigração ilegal para os EUA

A investigação sobre o esquema teve início em julho de 2018

Por

Dentre os migrantes enviados ilegalmente aos EUA, estão dois somalis suspeitos de terrorismo.

A Polícia Federal deflagrou na terça-feira, 20, em São Paulo a operação Big Five, para desarticular esquema de exploração e envio de imigrantes ilegalmente para os Estados Unidos.

Segundo o boletim divulgado pela PF, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo. Estrangeiros domiciliados em São Paulo estariam liderando organização criminosa voltada à prática de migração ilegal para os EUA.

A investigação teve início em julho de 2018, após cooperação policial entre autoridades brasileiras e o U.S Immigration and Customs Enforcement (ICE).

"Por meio de cooperação jurídica internacional e interceptação telefônica e de e-mails, apurou-se que o grupo providenciava passaportes e/ou vistos brasileiros falsos em países da África Oriental, de onde partiam os migrantes ilegais com destino a São Paulo/SP. Em SP eles eram recebidos pela organização criminosa, permaneciam hospedados em hotel na região central. Depois, seguiam para Rio Branco/AC, de onde atravessavam a fronteira com o Peru e prosseguiam por via terrestre (ônibus, barco, carona e a pé) até a fronteira do México com os EUA", explica a nota.

Dentre os migrantes trazidos ilegalmente aos EUA, estão dois somalis suspeitos de terrorismo e que já estão detidos no país.