Flórida entra na rota do furacão Dorian e governo declara emergência

Dorian pode tocar o solo na costa leste da Flórida entre a madrugada de domingo e a manhã de segunda-feira, segundo a previsão

Por

A região leste da Flórida deve sofrer maior impacto, diz o NHC.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou oficialmente estado de emergência na quarta-feira, 28, pela passagem do furacão Dorian. O alerta vale para todos os condados que estão na rota prevista do furacão, principalmente os da costa leste. Segundo o National Hurricane Center, há chance de o sul da Flórida também ser atingido pelo furacão, que deve chegar ao estado com categoria 3 (previsão até o fechamento desta edição).

DeSantis pediu aos moradores que se preparem para os impactos do furacão. Ao declarar estado de emergência, o governo garante apoio financeiro federal para que o estado possa se preparar para a tempestade.

Segundo o Centro Nacional de Furacões, Dorian pode "pisar em terra firme" na Flórida, entre Melbourne e Jacksonville, na manhã de segunda-feira, 2.

A tempestade tropical se transformou em furacão de categoria 1 quando atingiu as Ilhas Virgens a costa de Porto Rico com ventos de 75mph, segundo o The Weather Channel.

A rota do furacão ainda é incerta. De acordo com o The Weather Channel, após passar pelas Ilhas Virgens, os ventos sofreram mudança e meteorologistas agora preveem uma inclinação mais para oeste.

"É importante que os moradores da Flórida monitorem essa tempestade de perto. Todos os residentes devem manter sete dias de suprimentos, incluindo alimentos, água e medicamentos, e devem ter um planejamento para casos de desastre. Vou continuar a monitorar o furacão de perto com os funcionários de gerenciamento de emergências. O estado está pronto para apoiar todos os condados ao longo da costa, enquanto se preparam ", disse o governador DeSantis.

Porto Rico

Na terça-feira, 27, a governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez, também declarou estado de emergência e afirmou que as preparações para a tempestade estavam mais de 90% concluídas: escolas foram fechadas mais cedo na quarta-feira (28), servidores públicos foram dispensados e abrigos de emergência foram preparados para dezenas de milhares de pessoas. Vázquez também ordenou um congelamento de preços, para evitar o aumento exagerado no preço de combustível.

Há dois anos, Porto Rico foi atingido por dois furacões: o Maria e o Irma. Com a passagem do furacão Maria duas semanas depois do Irma, em 2017, a ilha ficou devastada e mais de 4,6 mil foram mortas.