Liberada a jovem brasileira levada a abrigo após ser presa na fronteira dos EUA

Por

Uma brasileira de 17 anos, que ficou presa em um centro de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos por duas semanas foi liberada. Conforme relatos da família, Natália Koenig Neto estava detida em Chicago e foi liberada na sexta-feira (dia 30). Quem a buscou foi seu tio, Luis Felipe Neto, que vive no Texas.

Agora, a adolescente ficará na casa de seu tio, em Houston, até o momento de sua deportação voluntária, mas sua família não soube explicar quanto tempo esse processo deve demorar.

A deportação voluntária ocorre quando o Itamaraty faz um acordo com o governo do país onde o imigrante está retido. A pessoa assume as despesas da viagem e é liberada a voltar a seu país de origem.

Em nota, o Itamaraty informou ao G1 que acompanhou o caso, mas não podia passar informações a respeito. "Em atendimento ao direito à privacidade dos envolvidos, bem como à Lei de Acesso à Informação e ao decreto 7.724, o Itamaraty não pode fornecer informações adicionais sobre o assunto".

O caso

De acordo com o pai de Natália, Marcelo Neto, a adolescente estava desde fevereiro no Texas na casa do irmão dele. No dia 15 de agosto, ela e os tios passaram o dia no México. Na volta para casa, a menina foi retida na fronteira. Sua família informou que não recebeu nenhum documento americano informando a razão pela qual ela foi detida. Ela estava nos EUA de férias desde 23 de fevereiro, quando recebeu visto de permanência de turista com validade de seis meses. Com informações do G1.