Mineiro morre ao tentar atravessar ilegalmente a fronteira do México

Por

Ivandro Santiago era produtor rural da cidade de Itaipê, Minas Gerais,

O Itamaraty confirmou que está apurando junto às autoridades norte-americanas a morte do mineiro Ivandro Ramos Santiago, de 38 anos, na fronteira entre os Estados Unidos e México. A informação foi confirmada à rádio Itatiaia, de Minas Gerais.

Santiago era produtor rural e morava na cidade de Itaipê, zona rural do Vale do Mucuri, leste de Minas Gerais, com a esposa e o neto dela.

No dia 24 de agosto, ele teria tentado a travessia, mas bateu a cabeça em uma pedra e caiu em um rio. O corpo foi levado pela correnteza e encontrado logo depois. A família foi informada da morte na semana passada.

Ainda não se sabe a causa da morte. Amigos estão fazendo uma campanha com o objetivo de arrecadar dinheiro para levar o corpo de volta ao Brasil. O translado estaria orçado em U$ 10 mil. Interessados em ajudar podem fazer um depósito na conta de Maria Elza Dias dos Santos, no banco Itaú, agência 5564, conta corrente 13.576-1.

Só em 2018, os números oficiais do U. S United States Border Patrol indicam que 283 pessoas de diversas nacionalidades morreram na travessia da fronteira do México.