Green card pelo trabalho é o 2° meio de regularização de brasileiros

Por

Os brasileiros estão longe de ser a população imigrante que mais utiliza esse tipo de processo para obter a residência permanente nos EUA. O green card por meio do empregador é o segundo meio que brasileiros usam para obter a residência legal (26%), que perde para processos via parentesco direto (67%), segundo dados de censo de 2017 compilados pela organização Migration Policy.

Brasileiro na fila

Um brasileiro que está na fila aguardando o processo final para o green card é Roger Ramos, que mora na Flórida e cujo empregador entrou com o processo em março de 2018. "Esse processo me permitiu trabalhar legalmente e também abre caminho para o pedido da residência permanente. No meu caso, já foi aprovado e estou aguardando o agendamento para entrevista, que imagino acontecer em breve. Ainda não está muito claro em que ponto dos processos essas mudanças afetam", comenta.

Assim, a reforma no sistema pretende viabilizar os pedidos e encerrar a demora de anos pelo documento.

"O problema desse projeto é que ele coloca um 'band-aid' em um assunto que precisa de cirurgia. Embora ele ajude a diminuir a quantidade de pedidos em atraso com casos da Índia e da China, retira os Estados Unidos do talento de outros candidatos provenientes de outros países. O sul da Flórida, em particular, sofreria, pois a maioria dos recebedores de vistos que vivem nessa área vem da Europa e da América do Sul, conclui Martinez. Leia mais no site.