Estudantes do DACA vivem medo da deportação e processam o governo

Cerca de 700 mil jovens vivem no limbo, sob a ameaça de perderem o status legal

Por

Estudantes estão processando o governo Trump, que determinou o fim do DACA.

Os estudantes aprovados pelo DACA estão vivendo a insegurança de não saber se, em breve, sofrerão deportação. Imigrantes estão processando o governo por causa da decisão do presidente Donald Trump de encerrar o DACA. O Supremo Tribunal ouvirá argumentos sobre o caso no próximo mês. Mas isso pode levar meses para ser resolvido.

Norma Ramirez é uma das estudantes que estão processando o governo, e que visitou o Capitólio na quinta-feira (17). Ela está cursando doutorado e só pôde fazê-lo por causa do programa Deferred Action for Childhood Arrivals, conhecido como DACA.

"Eu escolhi participar desse processo porque sei como é não estar documentado", disse Ramirez.

Ramirez é apenas uma entre os cerca de 700 mil jovens que vivem no limbo devido à ameaça iminente de perder seu status legal de imigração em apenas algumas semanas, ou meses.

"Acho que temos chance de prevalecer", disse o senador Richard Durbin (D-IL). "Se não prevalecermos, espero que haja alguma ação emergencial tomada pelo Congresso".

O senador democrata do Oregon Ron Wyden instigou o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, a adotar o American Dream and Promise Act, aprovado pela Câmara em junho.

O projeto forneceria um caminho para a residência permanente dos Dreamers.

"Eles trabalham duro em suas notas, estão envolvidos na comunidade, estão ajudando suas famílias", disse Wyden.

O deputado republicano do Tennessee, Tim Burchett, não apoia proteções permanentes para os beneficiários da DACA, mas concorda que a incerteza é um problema.

"Precisamos decidir isso de uma maneira ou de outra", disse Burchett.

Enquanto isso, o senador Durbin acha que há apoio bipartidário suficiente para o projeto no Senado, mas ele admitiu que o verdadeiro desafio será colocar o presidente Trump a bordo. Com informações do WKRN.