Regra de espera por asilo no México se expande pela fronteira

Política exige que a maioria dos solicitantes de asilo aguarde suas audiências no México depois de serem processados por agentes dos EUA

Por

Os "Migrant Protection Protocols" agora estão em vigor Eagle Pass.

O governo Trump expandiu uma polêmica política de imigração para outro porto de entrada do Texas. Os "Migrant Protection Protocols" agora estão em vigor na cidade de Eagle Pass, no condado de Maverick, que faz fronteira com o estado mexicano de Coahuila. A política exige que a maioria dos solicitantes de asilo aguarde suas audiências no México depois de serem processados pelas autoridades de imigração dos Estados Unidos.

A expansão marca o sexto porto em que o programa está em vigor depois que foi anunciado no final de 2018 e implementado em janeiro. Os outros locais são El Paso, Laredo e Brownsville, no Texas, e San Diego e Calexico, na Califórnia. Os migrantes que retornarem ao México na fronteira com o Eagle Pass receberão notificações para comparecerem a um tribunal de imigração temporário em Laredo em 2 a 4 meses, informou o Departamento de Segurança Interna em comunicado. O DHS anunciou a expansão da política para o Eagle Pass na segunda-feira (28).

Advogados de imigração e grupos de direitos civis e imigrantes criticaram o programa, argumentando que a política torna quase impossível para os advogados fornecerem representação adequada aos seus clientes. A política também mantém uma população vulnerável, incluindo mulheres e crianças, em um país violento, onde criminosos atacam migrantes.

Em Ciudad Juárez, os migrantes relataram terem sido roubados, estuprados e extorquidos, e um acampamento de milhares de requerentes de asilo na cidade mexicana de Matamoros está se deteriorando, enquanto os migrantes carecem de comida e água corrente.

O Departamento de Segurança Interna disse que a medida é apenas mais uma ferramenta do governo para reduzir ainda mais o número de imigrantes sem documentos que tentam entrar nos EUA.

"O MPP tem sido um elemento crucial do sucesso do DHS em enfrentar a crise em curso", diz o comunicado. "Desde o pico da crise em maio de 2019, o número de estrangeiros encontrados nos portos de entrada e entre eles diminuiu 64% no total - e aproximadamente 80% para as famílias da América Central".

Desde o início do programa, mais de 50 mil solicitantes de asilo foram devolvidos a várias cidades mexicanas. A política está sendo analisada pelo Tribunal de Apelações do Nono Circuito na Califórnia, mas teve a continuação permitida enquanto o processo passa pelos tribunais federais. Com informações do Texas Tribune.