ICE é acusado de usar universidade falsa para prender imigrantes

Por

Agentes secretos do US Immigration and Customs Enforcement (ICE) prenderam cerca de 250 imigrantes que estavam matricularam como estudantes da Universidade de Farmington, em Farmington Hills, no Michigan, em um esquema que, segundo ativistas, foi projetado para atraí-los e prendê-los.

Os estudantes estão respondendo agora a processo imigratório e possível deportação.

O ICE sustenta que os imigrantes não estavam frequentando aulas, violando os termos de seus vistos.

Operação desde 2015

Na operação, batizada de "Paper Chase", a University of Farmington foi aberta pelos agentes do ICE em 2015 para eliminar os fraudadores, mas não se qualificou totalmente porque não era uma instituição educacional real. Seu principal ponto de venda, segundo os promotores, é o ingresso para um visto de estudante F-1 - ao custo de US $ 2.500 por trimestre para programas de pós-graduação, mais uma média de US $ 1.000 por mês em taxas.

Os advogados dos estudantes dizem que essas operações são destinadas a induzirem estudantes estrangeiros. Também não está claro como o ICE tem usado o que pode chegar a milhões de dólares recebidos em propinas e taxas, que os estudantes pagaram à universidade.

Segundo o ICE, os estudantes estavam admitidos em uma escola certificada pelo Programa para Estudantes e Visitantes de Intercâmbio, mas depois foram transferidos para a suposta Universidade de Farmington, que não oferecia qualquer tipo de programa acadêmico ou profissional. "Como a escola não oferecia cursos, os inscritos estavam simplesmente usando o programa F-1 como um esquema de pagamento para estadia nos EUA", disse Carissa Cutrell, porta-voz do ICE, em comunicado.