Ativistas interditam prédio da Geo em Boca Raton contra detenção de indocumentados

O Grupo Geo é uma empresa sediada na Flórida que administra instalações correcionais privatizadas em todo o país, incluindo dezenas de prisões de imigração

Por

Ativistas bloquendo a garagem do grupo Geo.

Um grupo de ativistas bloqueou as entradas do edifício do Geo Group, que administra centros de detenção para o U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), em Boca Raton, na manhã desta terça-feira, 3, em protesto contra a detenção de imigrantes indocumentados.

Mais de uma dúzia de outros manifestantes se reuniram ao redor do prédio, cantando e segurando cartazes com os dizeres: "os ricos ficam mais ricos, os pobres são presos". Por volta de 7 da manhã, ativistas de várias origens bloquearam o acesso à garagem enquanto outros entraram e fecharam a entrada da sede da empresa munidos com cimento.

A polícia de Boca Raton foi chamada e levou pelo menos um dos manifestantes sob custódia. Ele seria um dos organizadores. Um policial de Boca Raton disse ao líder de protesto Carlos Valnera Naranjo que ele estava violando uma lei municipal que proíbe o uso de som amplificado. Ele teria continuado a cantar no megafone e os policiais o algemaram, o levaram sob custódia e apreenderam o amplificador. Outro manifestante permanece detido pela mesma infração, segundo o Miami Herald.

A manifestação foi projetada para chamar a atenção para o que os ativistas chamam de registro de violações de direitos humanos da Geo, segundo o Ft. O Lauderdale Food Not Bombs em seu post no Facebook.

"Não permitiremos que nosso governo separe famílias inocentes. Não permitiremos que empresas privadas lucrem com o sofrimento de crianças ", disseram os manifestantes.

Somente depois do meio-dia desta terça-feira, os funcionários do Grupo Geo conseguiram entrar no prédio.

Grupo Geo

O Grupo Geo é uma empresa sediada na Flórida que opera instalações correcionais privatizadas em todo o país e já foi alvo de protestos no passado. Em agosto, manifestantes fizeram cartazes e cantaram, exigindo o fechamento de centros de detenção de imigração em todo o país.