Trump dá o primeiro passo para permitir a importação de remédios do Canadá

A proposta enfrenta oposição de grandes empresas farmacêuticas e de biotecnologia dos EUA

Por

Medicamentos biológicos estão fora do programa.

O governo Trump revelou na quarta-feira, 18, um plano para permitir a importação de medicamentos do Canadá e outros países a preços mais baixos, um objetivo defendido tanto pelo presidente quanto por seus rivais democratas na campanha eleitoral de 2020.

No entanto, a proposta enfrenta oposição de grandes empresas farmacêuticas e de biotecnologia dos EUA.

Além dessa oposição, o Canadá advertiu que não tem vocação nem capacidade para responder à demanda americana.

"Estas medidas não terão impacto nos preços, ou no acesso dos americanos", disse à AFP Thierry Bélair, porta-voz da secretária canadense de Saúde, Patty Hajdu. "Nossa prioridade é o acesso dos canadenses aos medicamentos de que precisam", completou.

O secretário de Saúde, Alex Azar, havia dito que "nenhum presidente teve a vontade da FDA (Administração de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos) de abrir as portas para importações seguras de medicamentos do Canadá".

O Departamento de Saúde publicou o guia e as regras propostas, que descrevem duas maneiras de formalizar o plano do presidente.

No entanto, esses programas não podem incluir medicamentos biológicos - os elaborados com base em moléculas ou organismos vivos, como a insulina. Leia a matéria completa no site GazetaNews.com.