Trump quer mudanças no visto de turista para evitar 'turismo de nascimento'

Por

Medida pretende evitar que imigrantes venham para os EUA para dar à luz.

Uma mudança nas diretrizes de visto do Departamento de Estado deve focar no chamado "turismo de nascimento", a prática de estrangeiros dar à luz em solo americano para garantir que seus filhos sejam cidadãos americanos, de acordo com um funcionário do Departamento de Estado.

O funcionário do Departamento de Estado disse que o departamento está alterando um regulamento para garantir que o visto de turismo para os EUA não seja usado para o "turismo de nascimento". A regra será "publicada em breve", de acordo com o funcionário, que afirmou que pretende tratar dos riscos de segurança nacional e aplicação da lei associados à prática. Detalhes sobre a mudança como ela será aplicada e o impacto para os viajantes não estavam disponíveis imediatamente.

Isso ocorre uma semana depois que uma companhia aérea de Hong Kong pediu desculpas por exigir que uma passageira fizesse um teste para provar que não estava grávida antes de embarcar para a ilha de Saipan, no Pacífico dos EUA. Essa ilha, que é parte da comunidade norte-americana das Ilhas Marianas do Norte , emergiu como um destino favorito para o "turismo de nascimento".

A companhia aérea disse em comunicado que estava sob pressão das autoridades de Saipan para intensificar o controle dos passageiros.A companhia anunciou que suspendeu a prática após a polêmica. Com informações da CNN.