Trump suspende emissão de green cards e alguns vistos

Cerca de um milhão de pessoas receberam green cards no ano passado, a maior parte através de cônjuges

Por

Trump endurece regras.

O presidente Donald Trump anunciou a suspensão de emissão de green card por 60 dias aos imigrantes que buscam viver e trabalhar permanentemente nos Estados Unidos. A medida não se aplica a residente permanente legal, a estrangeiro que seja cônjuge de um cidadão dos Estados Unidos, ou imigrantes que aplicam para o Eb-5 (visto de investidor). A ordem executiva também protege estrangeiro que pretenda entrar nos Estados Unidos com visto de imigrante como médico, enfermeiro ou outro profissional de saúde, além de imigrantes estrangeiro "cuja entrada seja do interesse nacional", o que será determinado pela Secretaria de Segurança Interna.

Em entrevista coletiva na Casa Branca, Trump disse ainda que após os 60 dias pode estender a medida, dependendo das consequências econômicas da pandemia de coronavírus.

A ordem executiva tem objetivo, segundo Trump, de proteger os trabalhadores americanos da concorrência estrangeira.

A "suspensão" entra em vigor por 60 dias, após isso a necessidade de uma extensão ou alternância seria revisada "com base nas condições econômicas do período". Sob pressão, ele afirmou que poderia estender por 30 dias ou mais a medida.

Cerca de um milhão de pessoas receberam green cards no ano passado. A maior parte sob processos de imigração com base em parentesco ou cônjuge americano.

Leia matéria completa no site gazetanews.com.