Portadores de green card temem solicitar ajuda do governo ou seguro-desemprego em todo o país

Milhares de residentes legais tem medo de serem considerados "encargos públicos" caso recebam os auxílios

Por

Joe Biden aposta em mais imigrantes qualificados para os EUA.

Com a chegada do coronavírus milhões de pessoas se viram subitamente desempregados e, para alguns milhões de imigrantes residentes legais, a dúvida sobre ser considerado um encargo para o governo federal ressurgiu à medida o governo aprovou várias formas de auxílio financeiro.

Assim como durante a temporada de furação, portadores de green card temem serem considerados "encargo público" ao aceitarem a ajuda federal.

Segundo a advogada Ingrid McConville, "residentes permanentes/portadores de Green Card, não estão sujeitos à regra de 'public charge". Ou seja, esses imigrantes não correm risco de serem prejudicados se receberem alguma forma de benefício do governo. "Residentes permanentes são elegíveis a receber o pagamento dos estímulos do Covid 19 e isto não irá afetar uma futura aplicação para cidadania. O pagamento dos estímulos é considerado um crédito tributário e não um benefício público", explica Ingrid. De acordo com a advogada, as regras de "public charge" somente afetam indivíduos que vão entrar com petição para residência permanente, e que receberam algum benefícios público do governo.

O mesmo temor ressurgiu agora em relação ao seguro-desemprego. Milhares de residentes legais não tem pedido o auxílio com medo de serem prejudicados no futuro, segundo reportagem recente do NPR.

De acordo um porta-voz do USCIS (Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA), o auxílio por desemprego é um "benefício adquirido", e não é considerado para a revisão do status de "encargo público".

Para saber mais sobre elegibilidade para esses e outros auxílios, veja matéria completa no portal GazetaNews.com.