USCIS pode deixar funcionários em licença não remunerada

Por

Diretor da USCIS diz que licença não remunerada será a última opção.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a manutenção da United States Citizenship and Immigration Services (USCIS), que vem das taxas de serviços, enfrenta dificuldades. A redução no número de solicitações causada, em parte, pelo bloqueio temporário da emissão de green cards, vem gerando um sério problema de fluxo de caixa na agência estatal, que analisa uma medida mais drástica de dar licença não remunerada aos funcionários.

Os dirigentes da USCIS solicitaram $1.2 bilhão ao congresso para ajudar a amenizar as perdas. E a aprovação tem que acontecer rápido porque já no fim de agosto acabam os fundos para cobrir a folha de pagamento.

Em contrapartida ao dinheiro emprestado, a agência propôs aumentar as taxas em 10% até reembolsar o valor da ajuda ao tesouro nacional num período de 2 anos. A USCIS solicitou a verba ao Congresso dia 15 de maio.

O Diretor da USCIS, Joseph Edlow, deixou claro que licença não remunerada será a última opção. E acrescentou que não há dados sobre nenhuma situação semelhante para projetar o impacto do corona vírus no orçamento.

Edlow destacou que esse é um problema isolado da USCIS, todas as outras agências do governo continuam operando normalmente. Com informações do site Government Executive.