Cerca de 850.000 processos imigratórios estão atrasados por causa da pandemia

Por

O fechamento parcial dos tribunais de imigração durante a pandemia do COVID-19 pode colocar mais de 850.000 pessoas no "limbo", enquanto esperam que os processos sejam plenamente retomados, diz a Transaccional Records Access Clearinghouse (TRAC) na Syracuse University.

Embora os números exatos sejam impossíveis de confirmar, os dados disponíveis indicam que pelo menos 368.000 indivíduos que aguardam audiências foram afetados adversamente pelos atrasos na crise da saúde, disse o TRACT.

"Isso não representa o escopo completo do impacto de longo prazo da COVID-19 nos tribunais", acrescentou o TRAC. "Uma vez que os atrasos na programação do restante das pessoas nos pedidos da Corte sejam levados em consideração, 850.000 imigrantes - ou mais de três quartos de milhão - podem ser afetados pelo desligamento".

O cancelamento de muitas audiências finais convocadas para decidir se os imigrantes indocumentados que inicialmente tiveram entrada recusada podem ser deportados causou atrasos em todo o processo de imigração. As audiências finais para pelo menos 85.000 pessoas foram canceladas até o final de maio.

Os escritórios do US Citizenship and Immigration Services (USCIS) reabriram para atendimento ao público no dia 4 de junho, mas os serviços não estão sendo realizados de forma normal devido às medidas preventivas para evitar transmissão da Covid-19.