Canadá e EUA devem prorrogar fechamento de fronteira

Somente cidadãos, residentes permanentes e parentes imediatos de cidadãos canadenses podem atravessar, segundo nova decisão de Trudeau

Por

Um relaxamento das restrições foi aunciado para parentes de cidadãos.

O fechamento da fronteira Canadá-EUA para tráfego não essencial deverá ser estendido. Os dois países haviam decidido mantê-la fechada até o dia 21 de junho mas fontes disseram à CBC News que ambos presidentes estão mantendo conversas sobre a extensão das restrições de fronteira, porém o acordo ainda não foi assinado.

Os dois países chegaram a um acordo em março para fechar temporariamente a fronteira para viagens não essenciais - ou seja, sem visitas recreativas -, mantendo-a aberta ao tráfego comercial e para trabalhadores essenciais que atravessam a fronteira para trabalhar. O contrato inicial foi prorrogado em abril por 30 dias, até 21 de maio. Outra prorrogação de 30 dias foi autorizada até o dia 21 de junho. Não está claro por quanto tempo irá durar a nova extensão.

Na segunda-feira, o governo do Canadá anunciou um relaxamento nas restrições, o que irá permitir que membros de família cruzem a fronteira para o país. "Estamos trazendo uma isenção limitada para permitir que familiares (de cidadãos) venham ao Canadá", disse o primeiro-ministro Justin Trudeau na segunda-feira, 8. Nas últimas semanas, a imprensa relatou vários casos de famílias presas em lados opostos da fronteira.

Quem pode

atravessar

Qualquer pessoa que entrar no país terá que se colocar em quarentena por 14 dias, e o não cumprimento das regras pode resultar em "penalidades sérias", disse Trudeau.

As mudanças estão valendo desde a meia-noite da segunda-feira, 8, e se aplicam só para estrangeiros que são familiares imediatos de cidadãos canadenses e de residentes permanentes, e que não foram infectados pela COVID-19 ou estão com sintomas da doença, segundo Trudeau.

Parentes imediatos

O governo canadense define como "membro imediato da família": Cônjuge ou parceiro civil; Filho dependente; Pai ou mãe adotiva, ou pai ou mãe adotiva do cônjuge ou parceiro; Guardião ou tutor de cidadão.

Mais de 110.000 pessoas morreram do coronavírus nos Estados Unidos até o fechamento dessa edição; O Canadá registrou 7.835 mortes e 96.244 casos de coronavírus até terça-feira, 9 de junho.

Com informações da CBS e da Reuters.