Trump suspende emissão de vistos de trabalho para estrangeiros

A suspensão atinge também trabalhadores de áreas que requerem alto grau de especialização e trabalhos temporários ou sazonais

Por

Para Trump, trabalhadores americanos competem contra estrangeiros.

O presidente Donald Trump assinou na segunda-feira, 22, a suspensão temporária de novos vistos de trabalho para imigrantes como parte de um amplo esforço para limitar a entrada de imigrantes no país por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Trabalhadores americanos competem contra estrangeiros por empregos em todo setor de nossa economia, inclusive contra milhões de estrangeiros que entram nos Estados Unidos para atuar no trabalho temporário", justificou Trump.

Segundo a nota oficial, a suspensão começou a valer na quarta-feira, 24, e deverá durar até 31 de dezembro de 2020, mas a Casa Branca sinalizou que pode estender o prazo, se necessário.

Em números absolutos, os EUA são o país mais atingidos pelo novo coronavírus, com mais de 2 milhões de casos confirmados. O número de mortes pela Covid-19 supera as 120 mil, segundo a Universidade Johns Hopkins.

O pedido também restringe pelo período a capacidade de empresas americanas com operações globais e empresas internacionais com filiais nos EUA de transferir executivos estrangeiros e outros funcionários para os Estados Unidos por meses ou anos. E bloqueia também a vinda de cônjuges de estrangeiros empregados em empresas nos Estados Unidos.

Autoridades disseram que a proibição de vistos para trabalhadores, combinada com as restrições estendidas à emissão de novos green cards, manteria até 525.000 trabalhadores estrangeiros fora do país pelo resto do ano.

Segundo a ordem executiva, está suspensa a emissão dos vistos:

H-1B ou H-2B — Trabalhadores de áreas que requerem alto grau de especialização ou trabalhos temporários ou sazonais.

J — Professores, pesquisadores e au-pair em regime de intercâmbio

L — Profissionais transferidos aos EUA pela empresa onde atua.

De acordo com estimativa do Migration Policy Institute feita com base em dados oficiais, mais de 160 mil trabalhadores podem ser afetados pela medida.

A medida não se aplica aos trabalhadores que já estejam com o visto válido em mãos, mesmo fora do território norte-americano. Com informações da Associated Press.