Imigração legal cairá pela metade até 2021 nos EUA, aponta estudo

A Fundação Nacional para a Política Americana analisa impacto diretamente no crescimento econômico do país.

Por

O número de imigrantes legais diminuirá 49% (ou 581.845) entre o ano de 2016 e 2021.

Até 2021, o presidente Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, considerando as ações tomadas desde que se tornou presidente, aponta estudo da Fundação Nacional para a Política Americana.

De acordo com a nova análise, a redução vai impactar diretamente no crescimento econômico do país.

A Fundação Nacional para a Política Americana projeta que o número de imigrantes legais diminuirá 49% (ou 581.845) entre o ano de 2016 e o ano de 2021, devido às políticas de administração de Trump. (Do total de 1.183.505 de 2016 até 601.660 em 2021.)

"O crescimento médio anual da força de trabalho, um componente essencial do crescimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se as políticas continuarem", segundo uma análise da Fundação Nacional para a Política Americana. "O crescimento econômico é crucial para melhorar o padrão de vida, o que significa que níveis mais baixos de imigração legal trazem consequências significativas para os americanos".

É provável que menos imigração retenha a recuperação econômica da América do Covid-19. Economistas da Universidade de Oxford e do Citi concluíram que, sem os imigrantes contribuindo para a quantidade e qualidade da oferta de mão-de-obra, a maioria dos ganhos de crescimento econômico que os Estados Unidos viram entre 2011 e 2016 após a última recessão não teria acontecido.

Por exemplo, a categoria Parentes imediatos de cidadãos dos EUA deve diminuir em mais de 50% entre 2016 e 2021, o que significa que cerca de 300.000 cônjuges, filhos e pais de cidadãos dos EUA teriam se reunido na administração Trump estarão ausente no EF de 2021.

Os economistas Pia Orrenius e Chloe Smith, do Federal Reserve Bank de Dallas, descobriram que, sem imigração, a economia dos EUA lutaria para crescer. "A desaceleração do crescimento da força de trabalho é o produto de vários fatores - o envelhecimento da população dos EUA, a aposentadoria dos baby boomers e a queda nas taxas de natalidade", escreveram os economistas.

Dentre as medidas estão a proibição de viajar para países principalmente muçulmanos e a regra de cobrança pública projetada principalmente para impedir a imigração familiar. Leia a matéria completa no gazetanews.com.