Administração Trump rejeita novas inscrições para o DACA

O governo também limitará as renovações a um ano em vez de dois enquanto revê o programa, informou o Departamento de Segurança Interna

Por

O governo tenta uma reformulação do programa.

O governo Trump não aceitará novas solicitações para o programa DACA ( Deferred Action for Childhood Arrivals)- que impede a deportação de menores imigrantes indocumentados que vieram para os EUA quando crianças - e limitará as renovações a um ano em vez de dois enquanto revê o programa, informou o Departamento de Segurança Interna na terça-feira, 28.

O anúncio, que ocorre mais de um mês após a Suprema Corte bloquear a tentativa do presidente Donald Trump de encerrar de vez o programa, parece ter a intenção de ganhar tempo enquanto o governo decide seus próximos passos visando impor uma reforma completa no programa com o objetivo de diminuir a legalização dos jovens imigrantes.

Questionado sobre a mudança, Trump afirmou em uma entrevista coletiva que vai trabalhar para fazer os representantes e inscritos no programa "felizes". "Vamos acabar com a forma como ele acontece", disse o presidente sobre o programa criado pelo ex-presidente Barack Obama em 2012.

"O governo está agora realizando uma revisão abrangente do programa DACA e as justificativas oferecidas para encerrá-lo, incluindo sua ilegalidade e os efeitos negativos que o programa tem sobre o que chamo de 'comportamento de imigração', incluindo contrabando e travessias ilegais, ", disse um alto funcionário do governo a repórteres.

A decisão delineada pelo governo na terça-feira coloca limites para as pessoas que já fazem parte do programa e exclui aqueles que podem ser elegíveis, mas que ainda não se inscreveram.

No entanto, essa mudança certamente enfrentará desafios legais. Um juiz federal havia dito no início deste mês que o governo deve começar a aceitar novos pedidos de inscritos no programa.

Brasileiros inscritos no DACA

Em torno de 5,8 mil jovens brasileiros estão inscritos no programa, segundo institutos de imigração. Em entrevista ao Gazeta News, a paraense Emilly de Souza, 21 anos, inscrita no DACA há mais de 5 anos, considera o programa uma das melhores coisas que já foi feita pelos jovens imigrantes nos Estados Unidos e vê seu encerramento como um pesadelo e um retrocesso.