CBP vai testar programa piloto para impedir tráfico

Por

Inspeção de caminhão no posto de Laredo, no Texas.

A partir de 2021, todos os caminhões comerciais que atravessam os portos de entrada na fronteira entre Estados Unidos e México, serão escaneados usando sistemas de inspeção não intrusiva (NII), em um esforço para detectar melhor e mais eficientemente o contrabando de drogas ilegais e de pessoas.

O programa piloto, que as autoridades alfandegárias e de proteção de fronteiras dos EUA disseram que seria implantado em cinco portos de entrada do país, incluindo Santa Teresa, no Novo México, só examinará os veículos comerciais, e não os de passageiros.

A tecnologia escaneia veículos para detectar suspeitas de armas, drogas ou vítimas de tráfico de seres humanos sem que os funcionários precisem fazer uma busca física no veículo. Eles usarão dispositivos que variam de scanners de imagem de raios X e raios gama em larga escala, a scanners portáteis de mão.

O financiamento de US$ 570 milhões foi garantido por meio de dotações ao Departamento de Segurança Interna. Leia a matéria completa no gazetanews.com.