USCIS cancela plano de licença e demissão de funcionários

A agência iria dispensar 70% de sua força de trabalho no final desse mês, o que poderia afetar o andamento dos processos

Por

A agência espera manter as operações até 30 de setembro.

Os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) cancelou nesta terça-feira, 25 de agosto, os planos de dispensar 70% de sua força de trabalho no final desse mês. Se isso acontecesse, o sistema de imigração nos EUA poderia ficar paralisado, resultando em um atraso em processos como autorização de trabalho e da residência permanente.

A agência de imigração disse em um comunicado que espera ser capaz de manter as operações até o final do ano fiscal de 2020 por meio de reduções agressivas nos gastos. Mesmo assim,a agência busca US$ 1,2 bilhão em financiamento de emergência do Congresso para continuar as operações. Caso contrário, ela planejava dispensar mais de 13.000 funcionários em todo o país.

A agência depende de taxas de visto para operar e isso caiu drasticamente como resultado das paralisações induzidas pela COVID-19.

A Câmara dos Representantes aprovou um projeto de lei no sábado, 23, que permite o aumento das taxas de processamento premium para cobrir parte da escassez de fundos. Isso ainda não foi aprovado pelo Senado.

A economia vem com a redução de contratos federais, bem como em outras atividades de suporte. Os impactos operacionais previstos incluem tempos de espera maiores para investigações de casos pendentes com o Centro de Contato da USCIS, tempos de processamento de casos mais longos e maior tempo de julgamento para estrangeiros ajustando o status ou naturalizando. Leia mais no gazetanews.com.

Com informações da Economic Times.