Flórida dificulta carteira de motorista para imigrantes

Por

Dezenas de milhares de imigrantes indocumentados que até então podiam dirigir legalmente na Flórida podem não conseguir tirar ou renovar a carteira de motorista depois que o estado alterou os requisitos de identificação para obter as licenças.

Segundo o jornal Miami Herald, em meados de maio, o Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos a Motor da Flórida reforçou a lista de documentos que descrevem o que alguns imigrantes devem fornecer para obter sua carteira de motorista. É a mudança mais notável feita nos últimos seis meses, tornando quase impossível para as pessoas que estão no processo de deportação dirigir legalmente - algo que elas já haviam conseguido fazer antes, de acordo com documentos internos obtidos pelo Miami Herald.

Até então, antes de 11 de maio, indocumentados com audiências pendentes de deportação podiam obter uma carteira de motorista desde que tivessem um documento judicial provando que tinham uma data futura para a audiência. Agora, ao solicitar ou renovar uma licença - que para os imigrantes pode ser válida de um a quatro anos - eles precisam apresentar um passaporte não expirado e um formulário I-94, o documento federal que comprova que eles entraram legalmente nos EUA.

O problema: a maioria das pessoas em processo de deportação não entrou no país legalmente.

Em junho de 2020, havia pelo menos 120.000 pessoas em processo de deportação no ano fiscal na Flórida e mais de 1,2 milhão em todo o país, segundo dados do governo. Atualmente, não há dados sobre quantas dessas pessoas não têm licença. Os processos de deportação quase sempre se prolongam por anos e, em alguns casos, podem levar uma década.

Leia a matéria completa no gazetanews.com.