Governo anuncia plano para expandir coleta de dados biométricos de imigrantes

Por

Trump e Chad Wolf, Secretário do Departmento de Segurança Interna.

O governo Trump anunciou na terça-feira, 1°, planos para expandir a coleta de informações "biométricas" pessoais de imigrantes que buscam a cidadania dos EUA, conforme comunicado do Departamento de Segurança Interna.

A proposta permitiria ao governo exigir mais dados pessoais, de mais pessoas, com mais frequência como parte do processo de solicitação de imigração. Também acabaria com o limite de idade para a coleta desses dados.

Os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA já exigem biometria, ou medições biológicas, de qualquer pessoa com mais de 14 anos que se inscreve para certos benefícios de imigração. Essas informações são limitadas a impressões digitais, fotografias e assinaturas, mas seriam expandidas de acordo com a mudança de política proposta para incluir DNA, varreduras oculares, impressões de voz e fotografias para reconhecimento facial.

De acordo com um projeto de política obtido pelo BuzzFeed News, o governo teria permissão para solicitar biometria de imigrantes com green card ou permissão de trabalho a qualquer momento até que se tornassem um cidadão americano, o que equivale a uma avaliação contínua.

O departamento disse que a mudança proposta melhoraria seu processo de triagem e verificação, bem como reduziria sua dependência de documentos em papel para provar "a identidade e as relações familiares".