NJ passa a conceder licenças profissionais a indocumentados

A lei vai beneficiar cerca de 97.000 residentes indocumentados do estado que têm algum diploma profissional, segundo o Migration Policy Institute.

Por

NJ é o primeiro estado na Costa Leste a promulgar a lei de imigração.

Imigrantes sem status legal agora podem obter licenças profissionais e ocupacionais em Nova Jersey, desde que atendam a todos os outros requisitos de um projeto de lei assinado pelo governador Phil Murphy na terça-feira, 1° de setembro.

Em uma cerimônia virtual de assinatura transmitida ao vivo pelo Facebook, Murphy disse que o projeto de lei proíbe que a presença legal nos Estados Unidos seja um requisito para a obtenção das licenças, que são exigidas por muitas profissões.

Ele disse que o projeto de lei era "a coisa certa e inteligente" a se fazer em Nova Jersey e ajuda a preencher a escassez de mão de obra em profissões da saúde e outros campos por parte de imigrantes e os"Dreamers"- jovens sem documentos trazidos para o país quando crianças.

A legislação é a primeira na Costa Leste que remove todas as barreiras de imigração para a obtenção de licenças profissionais e ocupacionais. Califórnia, Nevada e Novo México estão entre outros estados com legislação semelhante.

Em Nova Jersey, as profissões e ocupações que exigem licenças incluem contadores, arquitetos, acupunturistas, audiologistas, esteticistas, repórteres judiciais, cosmetologistas, médicos, dentistas, engenheiros, inspetores residenciais, agentes funerários, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, optometristas, farmacêuticos, encanadores, imobiliários avaliadores, assistentes sociais e veterinários.

De acordo com o Migration Policy Institute, cerca de 97.000 ou 23% dos estimados 526.000 residentes indocumentados de Nova Jersey têm bacharelado, pós-graduação ou diploma profissional e serão beneficiados pela lei.