Operação prende "coiote" envolvido em imigração ilegal

Por

Estrangeiros entravam ilegalmente no Brasil para vir para os EUA.

A Polícia Federal deflagrou no dia 5 deste mês a Operação Chacal, que investiga a imigração ilegal de estrangeiros no Brasil e nos Estados Unidos e falsificação de documentos.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva -um deles de um iraniano que atuava como "coiote" - e um de busca e apreensão em Epitaciolândia (AC), a 230 quilômetros de Rio Branco.

Segundo a PF, o grupo atuava com contrabando de pessoas de Assis Brasil, no Acre, município na fronteira do País com o Peru e a Bolívia, e estava sendo monitorado por autoridades americanas por promover a entrada ilegal de iranianos nos Estados Unidos e no Canadá. A investigação teve início após um grupo de iranianos ter sido preso tentando ingressar no Brasil usando passaportes falsos. Supõe-se que o grupo tinha como objetivo chegar ao Canadá, porém com as fronteiras internacionais fechadas, não conseguiram.

Com a atuação conjunta entre a INTERPOL, a Homeland Security Investigations, a Embaixada dos EUA em Brasília e a Polícia Federal, chegou-se aos verdadeiros nomes dos iranianos.

Um dos presos vinha sendo monitorado pelas autoridades dos EUA por envolvimento em contrabando de pessoas do Oriente Médio para as Américas e Europa nos últimos doze anos.