Prisão da Flórida fecha parceria com o ICE

Por

Northwest Florida Reception Center, na cidade de Chipley (FL).

Um grupo de oficiais de uma prisão do noroeste da Flórida vai participar de um programa federal de imigração que permitirá que os oficiais interroguem qualquer detido que eles acreditem estar no país ilegalmente e os processem por violações de imigração.

A Northwest Florida Reception Center, em Chipley, na zona rural do condado de Washington, é o local de lançamento do programa federal de imigração no estado.

Até então, Arizona, Massachusetts e Geórgia eram os únicos estados com departamentos penitenciários estaduais que firmaram acordos com o ICE.

O secretário penitenciário da Flórida, Mark Inch, assinou o acordo com o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA em meados de agosto, mas só foi tornado público a parceria formal na sexta-feira, 18.

O impulso para participar do programa - conhecido como 287 (g) - começou há um ano e meio, a pedido do governador Ron DeSantis, que há muito abraçou as políticas de imigração de linha dura do presidente Donald Trump.

Segundo o acordo, os oficiais correcionais serão treinados para desempenhar qualquer uma das funções de um agente federal de imigração, como identificar imigrantes sem documentos detidos e entregá-los à agência.

Leia a matéria completa no gazetanews.com.