Programas de TV estão mudando a percepção sobre os imigrantes nos EUA

Foram analisadas as séries "Orange Is the New Black", "Madam Secretary" e "Superstore"

Por

A série da Netflix "Orange Is the New Black" aborda detentas imigrantes.

A cena de duas crianças sentadas sozinhas em frente a um juiz de imigração na temporada final de "Orange Is the New Black" da Netflix foi incluída no estudo "Change the Narrative, Change the World", divulgado na quarta-feira, 23, pela organização sem fins lucrativos de mídia e cultura Define American em parceria com o Norman Lear Center, que pesquisa e avalia mídia na Escola de Comunicação e Jornalismo da USC Annenberg.

O novo estudo descobriu que programas de TV com personagens imigrantes - como "Ramy", "One Day at a Time" e "How to Get Away With Murder" - inspiram os telespectadores a agir na vida real e consequentemente, melhora a percepção sobre os imigrantes.

Os pesquisadores analisaram como três principais histórias de imigração de "Orange Is the New Black", "Madam Secretary" e "Superstore" mudaram a compreensão e as atitudes dos telespectadores em relação aos imigrantes.

"Se você é um imigrante, vai conhecer alguém que não tem documentos, seja você pessoalmente, alguém da sua família, um amigo próximo ou amigo de um amigo", disse o ator Nico Santos, que interpreta o vendedor Mateo Liwanag na "Superstore. "É apenas parte de como chegamos a ser."

Quanto mais as pessoas assistem a programas com personagens imigrantes, descobriu o relatório, mais eles concordam que os EUA deveriam receber mais imigrantes.

Os espectadores de "Orange Is the New Black" eram mais propensos a se tornarem ativos nas redes sociais, deixando seus amigos e seguidores saberem que eles apoiaram os imigrantes em suas comunidades.

Como um todo, as pessoas que assistiram a essas histórias também tiveram atitudes mais inclusivas em relação aos imigrantes. Eles se sentiam mais à vontade para conhecer imigrantes e mais contra acusar os pais imigrantes de criminosos.

Com informações do Los Angeles Times.