Diminui imigração irregular para os EUA pela fronteira sul

Por

Mais de 458.000 imigrantes chegaram até a fronteira no ano fiscal de 2020.

Agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras encontraram mais de 458.000 imigrantes na fronteira dos EUA com o México no ano fiscal de 2020, marcando um forte declínio em relação a 2019, mas não se distanciando muito dos anos anteriores.

O número de encontros - que são pessoas pegas cruzando ilegalmente a fronteira ou que se apresentam em um porto de entrada - na fronteira EUA-México, tem sido visto como uma métrica das políticas de imigração do atual governo.

De acordo com dados recém-divulgados, houve uma queda em relação ao ano fiscal de 2019, quando 851.508 pessoas foram presas na fronteira EUA-México. Mas as estatísticas da Patrulha de Fronteira deste ano são um pouco mais altas do que no ano fiscal de 2018, quando 396.579 pessoas foram presas e pouco menos do que 303.916 no ano fiscal de 2017.

As estatísticas de fiscalização das fronteiras do ano fiscal de 2020 mostram que a imigração irregular para os Estados Unidos pela fronteira sul vem se recuperando gradualmente desde o colapso para níveis históricos em abril, quando a pandemia do coronavírus atingiu o país.

O número de imigrantes que as autoridades norte-americanas encontraram na fronteira com o México subiu para cerca de 57.000 em setembro. Em agosto, a agência registrou 48.594 detenções de imigrantes.

No entanto, apesar de medidas restritivas para diminuir a imigração ilegal na fronteira, centenas de milhares de imigrantes, muitos deles famílias e crianças, viajaram para a fronteira sul no ano passado e continuam vindo.

A diferença é uma mudança na composição demográfica. Homens solteiros adultos do México representaram 56% dos migrantes encontrados este ano, de acordo com o CBP.