USCIS começa emissão rápida de vistos com novas taxas

Por Arlaine Castro

A regra do Departamento de Trabalho entrou em vigor em 8 de outubro.

O processamento de alguns tipos de vistos temporários de imigrante nos Estados Unidos, incluindo os de trabalho, visto H1B e visto L1, ficou mais caro a partir desta segunda-feira, 19.

Com grande impacto sobre os vistos de trabalho, as mudanças expandiram o número de categorias de imigrantes baseados em empregos onde o processamento premium (um processo especial que permite agilizar o julgamento do caso por um custo adicional) está disponível.

Em muitos casos, a taxa do processamento premium do Serviço de Imigração de Cidadania dos Estados Unidos (USCIS), anexada ao Formulário I-907, aumentou de US $ 1.440 para US $ 2.500 a partir de hoje.

A agência de imigração também atualizou o Formulário I-907, que deve acompanhar a petição principal para trabalhadores não imigrantes ou o Formulário I-129.

Em 1º de outubro, o Senado dos EUA aprovou o projeto de lei BIll - HR8337, permitindo que o Serviço de Imigração de Cidadania dos Estados Unidos processe mais categorias de visto sob o processamento premium. Visto L1, visto E2, portadores de visto H1B e outros atualmente esperam até seis meses aguardando o processamento normal dos pedidos de autorização de trabalho e não podem começar a trabalhar durante esse tempo.

O USCIS retomou esse processamento especial mais rápido para certas petições elegíveis em maio, após suspendê-lo devido à pandemia do coronavírus.

Aumento de taxas

A nova decisão permite que o USCIS aumente substancialmente a taxa de processamento de prêmio para vistos H1B e L1 e outros. Os candidatos que optem pelo serviço de processamento premium (mais rápido) esperam cerca de 15 dias.

De acordo com a liberação do USCIS, a taxa de $ 2.500 será aplicada a todos os pedidos I-129 para trabalhadores não imigrantes, com exceção dos vistos H-2B para trabalhadores temporários não agrícolas e R-1 para trabalhadores religiosos não imigrantes.

As taxas de visto para o tempo de espera padrão permanecem as mesmas.
Em 22 de abril, a administração Trump suspendeu o processamento de certos vistos temporários e categorias de green cards para imigrantes de fora dos EUA, alegando que isso salvaguardaria empregos para americanos. É claro que isso trouxe muita angústia para os portadores de visto, especialmente para aqueles que solicitam a entrada no país.

Dentre as categorias de vistos de imigrantes que entram na lista de processamento mais rápído, estão EB1 para trabalhadores prioritários; EB2 para graus avançados; EB3 para trabalhadores profissionais e qualificados; EB4 para trabalhadores religiosos e imigrantes especiais e EB5 para investidores.

Confira a lista completa no site do USCIS.