ICE prende estudantes estrangeiros por fraude em seis estados, inclusive na FL

Por Gazeta Brazilian News

Os estudantes mentiram no processo para permanecerem nos EUA.

A agência de imigração U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) anunciou na quarta-feira, 21, a prisão de 15 estudantes estrangeiros em seis estados, inclusive na Flórida, mais Washington, DC, que violaram a regra do programa Optional Practical Training (OPT) para permanecer nos Estados Unidos.

As prisões resultaram da Operação OPTical Illusion - que visa estudantes não imigrantes que usam fraudulentamente o programa - e ocorreram em Boston, MA e arredores; a área de Washington, DC; Houston, Texas; Ft. Lauderdale, FL; Newark, NJ; Nashville, TN; bem como Pittsburgh e Harrisburg, PA, e incluiu 11 cidadãos indianos, dois cidadãos líbios, um nacional senegalês e um nacional de Bangladesh.

O OPT permite que alunos não imigrantes trabalhem nos Estados Unidos em cargos relacionados à sua área de estudo por até um ano, com um adicional de 24 meses se o aluno participar de um treinamento prático opcional STEM.

Segundo a operação, os estudantes se declararam empregados em empresas que não existem para poderem permanecer no país. “O ICE tem um sistema de verificações em vigor para mitigar a fraude e está empenhado em proteger a segurança nacional, garantindo que os alunos, visitantes e escolas cumpram as leis de imigração dos EUA,” disse ICE Senior Official Performing the Duties of the Director Tony Pham. “Essas últimas prisões demonstram que a agência está ativamente visando indivíduos que tentam explorar o sistema de visto de estudante.”

“O anúncio de hoje é apenas mais um exemplo de que a administração Trump não apenas está colocando os Estados Unidos em primeiro lugar, mas garantindo que as leis de nosso sistema de imigração sejam cumpridas”, disse o secretário adjunto em exercício Ken Cuccinelli. “Cada caso de fraude é um trabalho que um trabalhador americano poderia ter, e com tantos americanos procurando trabalho, este crime é ainda mais inaceitável.”

A agência de imigração disse ainda que continuará a examinar os alunos que ganharam um novo emprego por meio do OPT para verificar se estão de acordo com seu status de não imigrante. "Quaisquer pistas identificadas serão analisadas para possível aplicação futura", informa a nota.