ICE e CBP se preparam para protestos de rua na eleição

Por

Agentes são preparados para conter protestos e proteger autoridades.

Duas agências de imigração do Department of Homeland Security (DHS) estão se preparando para a possibilidade de mais agitação civil por causa da eleição do dia 3 de novembro, de acordo com as autoridades, como parte de um esforço das autoridades federais e locais para conter protestos em grande escala pelo país.

A U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) e a U. S. Customs and Border Protection (CBP) têm equipes táticas que podem ser implantadas para aumentar a aplicação da lei, se necessário, segundo as autoridades.

Enquanto o ICE está colocando o pessoal de prontidão para a eleição da próxima semana, agentes do CBP estão sendo treinados regularmente para ajudar na proteção de autoridades, disseram funcionários de ambas as agências à CNN.

“Temos equipes prontas para agir quando necessário”, disse Ken Cuccinelli, o oficial sênior que desempenha as funções de vice-secretário de Segurança Interna, mas ressaltou que “não temos nenhuma inteligência específica que sugira qualquer ameaça de violência em particular”.
Por causa dos protestos nos últimos meses que eclodiram em diversas cidades do país, oficiais federais foram enviados pelo governo Trump para as cidades para ajudar as autoridades locais, que, segundo o governo federal, não fizeram o suficiente para controlar os protestos.

Porém, autoridades em cidades como Portland, Oregon e Washington, DC, entretanto, argumentaram que o aumento da presença federal estava alimentando os protestos, ao invés de diminui-los. Autoridades locais e os manifestantes também criticaram os oficiais federais por não possuírem crachás claramente distintos, levando o procurador-geral do Distrito de Oregon a solicitar uma investigação.

Dezenas de reuniões do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, o Escritório de Gestão de Pessoal, a Agência Federal de Gestão de Emergências, as várias agências de inteligência e os militares foram realizadas desde o início do ano e estão mais recorrentes nas últimas semanas. Este nível de planejamento de contingência é uma prática padrão antes de uma eleição nacional, disse o funcionário.

De acordo com o oficial sênior do ICE, o pessoal será implantado, se necessário, para ajudar a proteger os prédios federais, o que liberaria as autoridades estaduais e locais se houver distúrbios ou problemas de controle de multidão. AA agência está de prontidão o tempo todo", disse outro funcionário do CBP, citando "o tamanho e a frequência do que estamos vendo". "O treinamento tem se concentrado em táticas de desaceleração, direitos constitucionais e controle de multidões", acrescentou o funcionário.