Biden fala em remover cota dos países para green cards

Por

Joe Biden aposta em mais imigrantes qualificados para os EUA.

O presidente eleito segundo projeção da mídia, Joe Biden, disse que planeja aumentar o número de vistos de alta qualificação, incluindo o H-1B, e eliminar o limite de vistos baseados em empregos por país, ambos os quais devem beneficiar dezenas de milhares de profissionais estrangeiros afetados por algumas políticas de imigração da administração de Donald Trump.

Com a senadora Kamala Harris como vice, Biden pretende reverter a decisão do governo de Trump de revogar autorizações de trabalho para cônjuges de vistos H-1B, o que afetou negativamente um grande número de famílias imigrantes nos Estados Unidos.

Tudo isso faz parte de uma reforma abrangente da imigração que o governo Biden planeja trabalhar, segundo seus assessores de campanha.

"Os vistos temporários de alta qualificação não devem ser usados para desincentivar o recrutamento de trabalhadores que já estão nos EUA para ocupações em demanda. Um sistema de imigração que afasta trabalhadores altamente qualificados em favor de salários e habilidades apenas para iniciantes ameaça a inovação e a competitividade americanas", disse a um documento de política emitido pela campanha Biden.

"Biden trabalhará com o Congresso para primeiro reformar os vistos temporários para estabelecer um processo de alocação baseado em salários e estabelecer mecanismos de fiscalização para garantir que estejam alinhados com o mercado de trabalho e não sejam usados para prejudicar os salários. Em seguida,

Biden apoiará a expansão do número de vistos qualificados e eliminação dos limites de vistos baseados no emprego por país, o que cria atrasos inaceitavelmente longos ", disse.

O visto H-1B, que expande a disponibilidade de trabalhadores altamente qualificados nos Estados Unidos, é um visto de não imigrante que permite às empresas americanas empregar trabalhadores estrangeiros em ocupações especializadas que requerem conhecimentos teóricos ou técnicos. As empresas de tecnologia dependem dela para contratar dezenas de milhares de funcionários todos os anos de países como Índia e China, por exemplo.

Os vistos baseados no emprego, também conhecidos como green cards, permitem que os imigrantes obtenham residência permanente legal nos Estados Unidos para se dedicarem a trabalhos qualificados.
Observando que, atualmente, o número de vistos baseados no emprego é limitado a 140.000 por ano, sem a capacidade de responder ao estado do mercado de trabalho ou às demandas dos empregadores domésticos, o documento político afirma que, como presidente, Biden trabalhará com o Congresso aumentar o número de vistos concedidos para a imigração permanente baseada em empregos - e promover mecanismos para reduzir temporariamente o número de vistos durante épocas de alto desemprego nos Estados Unidos. Com informações da Associated Press. 

Lembrando que a eleição para presidente não foi oficialmente encerrada tendo em vista processos de recontagem de votos em alguns estados. O resultado divulgado é uma projeção de jornais americanos que analisam a quantidade de votos. Para saber como andam os processos, clique aqui.