CBP prende mais de 100 imigrantes indocumentados em 30 horas

Por

Imigrantes detidos em caminhões.

A Patrulha de Fronteira em Laredo, na fronteira entre o México e o Texas, prendeu, num intervalo de 30 horas, mais de 100 indivíduos que atravessaram ilegalmente para os Estados Unidos.

Eles estavam dentro de caminhões e em esconderijos próximos à fronteira. Ao todo, 106 imigrantes foram detidos, sendo 92 do México e os outros 14 de Honduras, Guatemala, Equador e El Salvador.

As prisões foram realizadas entre 21 e 22 de outubro e resultaram de diferentes operações como rompimento de vários esconderijos, paradas de veículos, operações de checkpoint, operações de verificação de trens, caixas, salvamento de veículos e recuperação de um veículo roubado.

Segundo a agência, o perigo que esses imigrantes correm nas mãos dos contrabandistas é muito grande, ainda mais em época de uma pandemia como de agora.

"A imprudência que vimos durante essas prisões destaca a falta de consideração dos contrabandistas de pessoas pela segurança e pelo bem-estar das pessoas que exploram para obter lucro. Nas caixas de armazenamento e veículos de carga, as pessoas foram amontoadas em pequenos espaços confinados em grandes grupos, sem qualquer equipamento de proteção individual, expondo-os ao potencial de propagação da infecção da COVID-19. Em muitos dos veículos de carga encontrados, as pessoas se rendiam e estavam passando muito mal pelo calor e falta de água. Nessas paradas, pessoas foram encontradas empilhadas umas em cima das outras na tentativa de escondê-las nos veículos", descreveu a agência.