Oficiais do USCIS fazem visitas para checar "homeoffice" de portadores de H1B

Por

Mudança restringe visto de trabalho.

Oficiais do United States Citizenship and Immigration Services (USCIS) estão visitando as casas de trabalhadores estrangeiros portadores de visto H1B que trabalham remotamente para certificar de que eles estão realmente cumprindo as regras do visto. Com a pandemia de coronavírus, grande parte da força de trabalho dos EUA está trabalhando em casa.

A agência disse que as visitas domiciliares são importantes para "proteger a integridade do programa de visto H1B". Antes da pandemia do coronavírus, o USCIS intensificou as visitas aos locais de trabalho que empregam portadores de vistos H1B e L1.

De acordo com relatos ao portal WorkPermit.com, o USCIS tem enviado e-mail para portadores de visto H1B para agendar visitas domiciliares ou visitar escritórios que não são seus locais de trabalho habituais. No entanto, algumas pessoas que foram visitadas disseram que oficiais da imigração dos EUA apareceram em sua porta sem avisar.

Uma dessas pessoas disse que ficou assustada. “É tudo um pouco assustador, especialmente para aquelas pessoas que não estão acostumadas com o processo de ter um policial vindo até sua casa, bater na sua porta e começar a fazer perguntas”.

O USCIS se recusou a divulgar quando as visitas domiciliares começaram, o propósito por trás delas e quantas foram realizadas e onde.

O porta-voz da agência governamental, Matthew Bourke, disse ao portal que "o poder da agência de realizar inspeções no local de trabalho para verificar a elegibilidade dos titulares de visto e o cumprimento da lei é fundamental para a integridade do programa H1B para detectar e impedir fraudes e descumprimento".

“As inspeções no local são conduzidas apenas em locais que os empregadores designaram como locais de trabalho”, acrescentou Bourke.

Em circunstâncias 'normais', os empregadores teriam que informar ao USCIS que um portador de visto H1B está trabalhando em casa. No entanto, em meio à pandemia, essa exigência foi relaxada.

No entanto, as visitas domiciliares parecem ter o objetivo de confirmar que os empregadores estão de fato seguindo as regras, mesmo que atualmente não tenham que relatar que os trabalhadores estão operando remotamente. De acordo com as regras de imigração baseadas na família, as visitas domiciliares de oficiais do USCIS fazem parte dos procedimentos de rotina.