Mais de 200 imigrantes são descobertos em caminhões

Por Arlaine Castro

Agentes fiscalizam caminhões no posto em Laredo, no Texas.

Agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA interceptaram dois caminhões transportando 218 migrantes sem documentos em uma rodovia perto do México-Estados Unidos, no Texas.

Os oficiais da patrulha de fronteira designados para o setor de Laredo descobriram 80 imigrantes escondidos em um posto de controle na Interestadual 35 a oeste de Freer, Texas, na noite de 5 de dezembro. Segundo o CBP, o motorista do caminhão se recusou a parar para uma inspeção inicial antes de cumprir as ordens dos agentes para parar o veículo.

Uma varredura do veículo detectou 'anomalias no caminhão'. Os agentes abriram a escotilha e encontraram um grupo de indivíduos do México, Guatemala e Honduras. Os imigrantes foram presos enquanto aguardam investigação pela Homeland Security Investigation.

Em 4 de dezembro, um cão da Patrulha de Fronteira alertou os agentes para a parte traseira do trailer enquanto o motorista, um cidadão dos Estados Unidos, estava sendo inspecionado em um posto de controle na mesma rodovia.

Os agentes da CBP abriram o caminhão e encontraram 138 imigrantes sem documentos no México, Guatemala, El Salvador, Honduras, República Dominicana, Equador e Nicarágua. O motorista e os imigrantes foram presos.

Em ambos os incidentes, a maioria dos migrantes não usava equipamento de proteção individual para combater a propagação do COVID-19, disse a CBP. Cada um dos indivíduos foi atendido por paramédicos, mas não necessitou de internação.

"Esses dois casos ilustram a quantidade perigosa de contrabando de humanos usando grandes veículos comerciais", disse o chefe do setor de patrulha de Laredo, Matthew Hudak. 'Esses veículos não são feitos para transportar pessoas, colocando os imigrantes em risco de ferimentos fatais e não oferecem proteção contra COVID-19 ou outras doenças infecciosas.'

Apesar das restrições mais duras impostas pelo governo do presidente Donald Trump para reduzir a imigração ilegal na fronteira entre o México e os Estados Unidos, a CBP relatou um aumento nas apreensões ao longo da região da fronteira sudoeste por seis meses consecutivos, desde abril, quando o governo federal de imigração agência deteve 16.182 indivíduos por entrada ilegal nos EUA

Os dados do CBP mostraram 66.337 apreensões em outubro, um aumento de 54.771 em setembro e 47.283 em agosto. Fonte: canal CBS.