Brasileiro morre por hipotermia durante trabalho de raspagem de neve em Massachusetts

Por Arlaine Castro

Gilberto Santiago com a família.

A comunidade brasileira em Massachusetts lamenta a morte do Valadarense Gilberto Santiago, 43 anos, que sofreu uma hiportemia após horas trabalhando com raspagem de neve na madrugada de quinta-feira, 17.

De acordo com Laura Castro, criadora da campanha de ajuda para a família, ele estava há menos de 1 anos morando com a esposa e a filha de 9 anos nos Estados Unidos. Santiago teve os pulmões congelados pelo frio, segundo Castro.

Um poderoso sistema de tempestade de inverno causou neve pesada em todo o Nordeste do país, cobrindo grande parte da Pensilvânia, Nova York, Nova Inglaterra e Massachusetts, e criando condições de estrada escorregadias em toda a região na quinta-feira.

Em Nova York, Filadélfia e Boston, caiu cerca de 15 a 30 centímetros de neve durante a madrugada de quinta-feira e a tempestade continua.

De acordo com Laura Castro, a esposa de Gilberto, Luma, não está na melhor situação financeira no momento e toda a renda será destinada à ela e à filha do casal, Sofia.

"Comunidade Brasileira,
É com muito pesar que damos a triste notícia do falecimento do nosso amigo, Gilberto Santiago, que chegou aqui nos Estados Unidos há menos de um ano. Nessa madrugada do dia 17, executando o trabalho de tirar neve, ele veio a óbito devido a uma hipotermia, congelou os pulmões. O Gilberto fui um esposo maravilhoso para a Luma Santiago, e também um paizão da filha deles de 9 anos, Sofia. Eles eram uma família linda, simpáticos, e trabalhadores. O sonho do Gilberto era ter uma vida melhor pra sua família aqui nos Estados Unidos. Ele trabalhava noite e dia para poder realizar esse sonho. Estamos realizando uma ação comunitária em prol da família, pedimos a todos que puderem colaborar com as despesas do funerário e de mais gastos, contamos com vocês!".

A meta da campanha foi reajustada, segundo a organizadora, por necessidade da família com os custos do funeral e também para a família do valadarenses, e pretende arrecadar a quantia de US $50 mil. Até a tarde desta sexta-feira, já havia sido doado pouco mais de US $ 39 mil.

"Precisamos nos certificar de que ela tenha o suficiente para cobrir os custos do funeral de Gilberto e para sustentar a si mesma e a pequena Sofia por um tempo, pelo menos. Quero que todos saibam que absolutamente 100% deste fundo vai diretamente para Luma e sua filha. MUITO OBRIGADO a todos e todos que doaram e enviaram suas condolências nessa situação terrível", ressalta Castro.
A família não divulgou qual cidade ele estava quando veio a óbito, se foi socorrido e levado ao hospital antes de morrer.

Para ajudar, acesse a campanha "In Loving Memory of Gilberto Santiago".

O que é hipotermia

Conforme especialistas, quando as pessoas ficam expostas ao frio durante um longo tempo podem sofrer sérios danos à saúde, e, em casos mais extremos, podem entrar em coma ou até mesmo morrer de hipotermia, devido à redução severa da temperatura normal do corpo.

A hipotermia é a causa de pelo menos 1.500 mortes por ano nos Estados Unidos. É mais comum em pessoas mais velhas e em homens. Uma das temperaturas corporais mais baixas documentadas de que alguém com hipotermia acidental sobreviveu é 13 ºC (55,4 ºF) em um quase-afogamento de uma menina de 7 anos de idade na Suécia.